Aras não pretende indiciar Bolsonaro e manda recado duro a deputados

Atualizado em 6 de novembro de 2021 às 20:33
Bolsonaro cochichando no ouvido de Aras
Aras quer proteger Bolsonaro – Foto: Reprodução

Augusto Aras não tem a menor pretensão de indiciar Bolsonaro por causa do relatório da CPI da Covid. E o PGR tem dito a aliados que não está com um pingo de medo da reação de deputados e das ameaças de convocação. O Procurador tem garantido que não vai se colocar no meio da briga política entre o presidente e o Congresso. E tem deixado chegar um recado aos políticos.

Segundo pessoas ligadas ao Procurador, ele não gostou do tom de ameaça que Senadores e deputados fizeram. Alguns deles chegaram a dizer publicamente que irão convocar o PGR para depor na Câmara, caso o relatório termine em pizza. Isso é uma forma de pressão para que Aras leve adiante ao menos alguns dos crimes apontados pela Comissão.

Mas o efeito tem sido contrário, ao menos até este momento. O Procurador não gostou do recado e retrucou na mesma letra. Ele lembrou que não faz parte da administração do Executivo e isso pode ser um impedimento para convocação.

Leia também:

1 – A estratégia de Moro para chegar ao 2º turno: virar Bolsonaro 2.0

2 – Doria evita comentar apoio do PSDB à PEC dos Precatórios: “Não cabe a mim”

3 – Com prazo apertado, Bolsonaro deixa clima de incerteza e enrola sobre Auxílio Brasil

Aras e o recado

O PGR deixou chegar a pelo menos quatro deputados importantes um recado claro. Ele não pode ser convocado, assim como ministros do STF não podem. E Aras foi claro ao dar a entender que usará o que acredita ser seu direito ao pé da letra e às últimas consequências.

Os parlamentares que receberam o recado já interpretaram a decisão como uma resposta. Não haverá indiciamento e, nos corredores, fala-se que não haverá mesmo uma convocação. Mesmo assim, os deputados já deixaram claro que não irão esquecer, caso o relatório da CPI seja engavetado. “O mandato dele tem prazo de validade”, ameaçou um deputado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link