Apoie o DCM

Aras se manifesta contra habeas corpus de Roberto Jefferson

Aras
Aras se manifestou contra habeas corpus de Jefferson – Foto: Reprodução

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou contra o habeas corpus de Roberto Jefferson. Ele reverteu um posicionamento jurídico adotado por Lindôra Araújo. Ela a subprocuradora-geral da República, uma das auxiliares mais próximas do PGR.

Segundo o jornal O Globo, ele enviou o novo posicionamento ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele opinou de forma contrária ao pedido de habeas corpus apresentado pelo presidente nacional do PTB.

Na semana passada, Lindôra foi favorável ao habeas corpus apresentado pela defesa do bolsonarista. O pedido era que o ex-parlamentar deixasse a prisão e fosse para prisão domiciliar. O relator do documento ficou sob responsabilidade de Edson Fachin.

Depois que sua auxiliar fez a manifestação, Aras pediu ao ministro nova oportunidade para analisar os autos e dar o seu posicionamento. Nesta terça (31), ele deu seu parecer. Na visão de Augosto, o pedido não pode ser aceito por causa de um entendimento da Corte. Ele apontou que não é possível habeas corpus contra uma decisão individual de outro ministro do STF.

Leia mais:

1 – Cresce a adesão aos atos #ForaBolsonaro, que já conta com 80 atividades em todas as regiões do Brasil

2 – Deputado bolsonarista encontra homem que tentou matar Maria da Penha: “Contou sua versão”

3 – Bolsonaro é denunciado por genocídio pelo MBL no Tribunal de Haia

Aras reverte parecer de Lindôra

Essa é a primeira vez que o PGR reverte um parecer feito e apresentado por sua equipe de auxiliares. Apesar disso, ele deixou claro que respeita a independência de Lindôra. E ainda destacou que ela foi escolhida para atuar na investigação de Jefferson.

“Resguardado o princípio da independência funcional que norteia a atuação do Ministério Público, e em aditamento à manifestação ministerial já ofertada nos autos, cumpre destacar que a presente impetração é inadmissível”, escreveu o procurador-geral da República.