Apoie o DCM

Arthur Lira, sobre prisão de Daniel Silveira: “Conduzirei a crise guiado pela Constituição”

Bolsonaro e Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) foi às redes sociais no fim da noite de terça-feira (16) comentar a prisão em flagrante do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que publicou vídeo com mensagens de incitação ao ódio e ofensas ao ministro Edson Fachin e a todo o STF (Supremo Tribunal Federal).

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) contou com a benevolência da Polícia Federal na noite desta terça-feira (16), que esperou o parlamentar e ex-policial militar gravar um vídeo e postar em suas redes sociais antes de levá-lo preso, cumprindo mandado de prisão em flagrante delito expedido pelo ministro Alexandre Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Veja abaixo:

A ordem de prisão foi emitida após o bolsonarista publicar vídeo atacando o ministro Edson Fachin e o STF, depois que o ministro subiu o tom contra uma declaração de 2018 feita pelo ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas, de teor notadamente golpista.

O deputado já se encontra preso. O mandado de Moraes era para ser cumprido imediatamente, por se tratar, segundo o ministro, de flagrante delito.

Moraes pontuou que, como estão presentes os requisitos da prisão preventiva, não há possibilidade de fiança. Como estão configurados tanto o flagrante quanto a impossibilidade de fiança, concluiu o ministro que a situação do parlamentar se encaixa na previsão da Constituição de que parlamentares só podem ser presos em flagrante por crime inafiançável.

Veja abaixo trechos da ordem:

Trecho de ordem de prisão expedida pelo STF contra deputado federal Daniel Silveira
Trecho de ordem de prisão expedida pelo STF contra deputado federal Daniel Silveira

“Vá lá, prende Villas Bôas. Seja homem uma vez na tua vida, vai lá e prende Villas Bôas. Seja homem uma vez na tua vida, vai lá e prende Villas Bôas. Fala pro Alexandre de Moraes, o homenzão, o fodão, vai lá e manda ele prender o Villas Bôas. Vai lá e prende um general do Exército”, disse o deputado, entre outros impropérios, em vídeo divulgado em suas redes (veja abaixo).

Silveira é investigado pelo STF no inquérito sobre o financiamento e organização de atos antidemocráticos em Brasília. Em junho, ele foi alvo de buscas e apreensões pela Polícia Federal e teve o sigilo fiscal quebrado por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Ao depor na Polícia, negou todas as acusações.

Também é o mesmo cidadão que teve ser expulso de um avião por não querer usar máscara, e também o mesmo que quebrou placas em homenagem a Marielle Franco.