Apoie o DCM

Astronauta americano voltará para casa de “carona” em nave russa

Foto do astronauta Mark Vande Hei. Ele usa óculos e veste parte da roupa de astronauta.
O astronauta Mark Vande Hei passou 355 dias no espaço. Foto: Getty Images

O astronauta americano Mark Vande Hei, que está no espaço há exatos 355 dias, pegará “carona” em uma nave russa para voltar à Terra. Chegou-se a acreditar que ele poderia ser deixado para trás na Estação Espacial Internacional, devido ao conflito militar envolvendo Rússia, Ucrânia, OTAN e Estados Unidos, mas a NASA confirmou, nesta quarta-feira (16), que Mark retornará para casa com a ajuda de Moscou.

O estadunidense viajará de volta a bordo de uma cápsula da Rússia, que aterrissará no Cazaquistão, junto a dois astronautas russos. “Posso dizer com certeza que Mark está voltando para casa… Estamos em comunicação com nossos colegas russos. Não há dúvidas sobre isso”, afirmou o gerente do programa da Estação Espacial Internacional da Nasa, Joel Montalbano.

O gerente disse que os astronautas sabem o que está acontecendo no mundo, mas que não deixam de trabalhar em equipe.

Leia mais:

1. Lula mantém liderança, mas Bolsonaro se aproxima, diz pesquisa; Veja números

2. VÍDEO – Pastor “abençoa” armas de policiais após culto: “Vão proteger a população”

3. Lavrov afirma que países ocidentais não optaram pela paz com a Ucrânia

As sanções e o astronauta

A lei espacial internacional determina que astronautas de todas as nações devem “fornecer toda a ajuda possível” a outros astronautas quando necessário, “incluindo pouso de emergência em um país estrangeiro ou no mar”.

No entanto, o chefe da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, tinha alertado dias atrás que as sanções econômicas do ocidente contra a Rússia poderiam causar problemas técnicas na Estação Espacial Internacional. No entanto, a plataforma continuou funcionando sem problemas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link