Áudio sugere que Aécio tinha chave do aeroporto em Cláudio (MG)

Do Estadão:

Uma interceptação telefônica feita pela Polícia Federal no mês passado flagrou uma conversa de Frederico Pacheco de Medeiros, primo do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), na qual ele sugere a interlocutor que a chave do aeroporto de Cláudio, município do centro-oeste de Minas Gerais, estaria com um segurança de Aécio.

O aeroporto começou a ser construído pelo governo de Minas durante a gestão de Aécio em uma área que pertencia a um tio-avô seu. A obra foi concluída em 2010, quando o tucano já havia deixado o governo. Ao custo de R$ 13,9 milhões, a pista fica próxima a uma fazenda da família Neves.

Em uma ligação de 13 de abril, interceptada pela PF, Fred diz a um interlocutor não identificado que a chave do aeroporto estaria com o segurança de Aécio.

“Se o Duda tá descendo no avião alguém vai abrir o portão pra ele ou não?”, pergunta o interlocutor não identificado. “Sim, já deve ter aberto… ele já deve ter saído e já deve ter fechado”, responde Fred. “E quem que é essa bênção de pessoa?, continua o interlocutor. “Deve ser o segurança do Aécio”, diz Fred. “Ah, ele tem a chave?”, insiste o interlocutor. “Deve ter.. tô imaginando na condição de alguém for lá abri-lo…Eu não sei nem se vai, mas deve…Passa lá na porta”, conclui Fred.

O diálogo consta de um relatório da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF que foi anexado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao pedido de abertura de inquérito contra Aécio no Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Patmos, a partir da delação premiada feito pelo grupo JBS.

O primo de Aécio foi preso na quinta-feira passada, 18, após ser filmado buscando uma mala com R$ 500 mil em propina da JBS, supostamente a pedido do senador.

Quando o caso do aeroporto de Cláudio foi revelado, em 2014, Aécio admitiu usar as pistas do local quando visitava a fazenda da família na região, mas disse desconhecer o fato de que a chave do portão ficava com sua família. O local é administrado pela prefeitura de Cláudio.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Homem negro morto por policial nos EUA disse 8 vezes que não conseguia respirar

Antes de morrer, Frank Tyson, um homem negro de 53 anos, alertou oito vezes aos…

12 minutos ago

Bombeiro Gato, do programa Eliana, vende pelo das axilas para fã; saiba o valor

O influenciador Yuri Bonotto, conhecido como "bombeiro gato" por suas aparições no programa "Eliana", recebeu…

23 minutos ago

Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo Novo tem página na Wikipedia derrubada

A pré-candidata do Novo à Prefeitura de São Paulo, Marina Helena, teve o perfil rejeitado…

38 minutos ago

Justiça suspende julgamento de bolsonarista que matou petista em Foz do Iguaçu (PR)

A Justiça do Paraná decidiu suspender o julgamento do bolsonarista Jorge Guaranho, acusado de matar…

1 hora ago

Golpista arrependido, Lobão diz que se afastou da política por ser uma “nulidade”

O ex-bolsonarista e golpista arrependido Lobão disse em entrevista ao Estadão que se afastou da…

1 hora ago

Anderson Molejão escondeu que era sobrinho de Elza Soares até ser famoso

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morreu aos 51 anos devido a complicações de um câncer…

2 horas ago