Apoie o DCM

Band vai à Justiça contra youtubers bolsonaristas, incluindo Bernardo Kuster, por fake news

Bolsonaro com editores do site de Olavo de Carvalho, Paulo Briguet e Bernardo Küster (Reprodução/Twitter)

Da Coluna de Rogério Gentile no UOL.

A Rede Bandeirantes entrou na Justiça contra os youtubers bolsonaristas Bernardo Kuster e Alfredo Roberto Bessow acusando-os de publicar fake news contra a emissora.

Os youtubers disseram na mídia social, em março, que a Band foi comprada pelo governo chinês e que estaria atuando de forma tendenciosa com o objetivo de fazer propaganda do partido comunista da China.

“Percebe-se a total falta de compromisso com a verdade e, sobretudo, com a ética”, diz o advogado André Marsiglia Santos, que representa a Band. A emissora pede direito de resposta e indenização (R$ 50 mil de cada um).

Diretor do jornal online “Brasil Sem Medo”, ligado ao filósofo Olavo de Carvalho, Kuster foi um dos alvos, na semana passada, de operação da Polícia Federal determinada pelo Supremo Tribunal Federal. O ministro Alexandre de Moraes, que conduz um inquérito sobre fake news, ordenou a busca e apreensão dos celulares, tablets e computadores do youtuber.

Além de Kuster, são investigados também o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, a ativista Sara Winter, que liderou na madrugada do último domingo protesto com tochas e máscaras na frente do Supremo Tribunal Federal, e o ex-deputado Roberto Jefferson, entre outros.

(…)