Batata: Bolsonaro recebeu ‘youtubers de direita’ acusados de propagar fake news

Bolsonaro exibe camisa que faz alusão aos ‘youtubers de direita’, durante encontro com o grupo no último dia 4 Foto: Marcos Corrêa/Presidência

Reportagem de Gustavo Schmitt e Sérgio Roxo no Globo informa que, no último dia 4, em meio uma série de reuniões com ministros e parlamentares, o presidente Jair Bolsonaro abriu espaço em sua agenda para receber no Palácio do Planalto um grupo de cinco youtubers. Os visitantes fizeram a divulgação do encontro nas redes sociais. Pelos mesmos canais em que espalharam as fotos e vídeos ao lado do presidente, esses comunicadores costumam também propagar mensagens falsas e defender, entre outras ideias, a intervenção militar no país. Autodenominados “youtubers de direita” , os visitantes de Bolsonaro aproveitaram a viagem para participar, em Brasília, da manifestação a favor do governo e da Lava-Jato, no último dia 30. O grupo diz que bancou a viagem por meio de um financiamento coletivo e que arrecadou R$ 54 mil, mas gastou R$ 33 mil.

De acordo com a publicação, o mais popular dos youtubers é Alberto Silva, responsável por diferentes canais na internet acusados de propagar notícias falsas. Sua página no YouTube, Giro de Notícias (GDN), tem mais de 800 mil inscritos. Em 2017, o cantor Gilberto Gil conseguiu uma liminar na Justiça do Rio para que um dos sites de Silva, o Pensa Brasil, retirasse do ar uma publicação. O site havia publicado que Gil se referiu ao hoje ministro Sergio Moro como “juizinho fajuto”, ao comentar as investigações contra o ex-presidente Lula. A frase nunca foi dita.

No último dia 7, no Giro de Notícias, o youtuber publicou um vídeo com o título “Jean Wyllys pode ter a sua prisão decretada”. Na explicação de Silva, a prisão ocorreria por causa de uma suposta venda do mandato para o seu suplente na Câmara, o deputado David Miranda (PSOL-RJ), completa o Jornal O Globo.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Anderson Molejão escondeu que era sobrinho de Elza Soares até ser famoso

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morreu aos 51 anos devido a complicações de um câncer…

1 minuto ago

Com uso de sonda, Agência Espacial Europeia encontra “aranhas” em Marte

Imagens da Agência Espacial Europeia mostram formações em Marte que se assemelham a aranhas. Essas…

55 minutos ago

Socialite Regina Gonçalves consegue manter marido afastado pela Justiça do Rio; entenda

A batalha judicial entre a família da socialite Regina Gonçalves e seu marido, José Marcos…

1 hora ago

Grupo Molejo sofre furto de equipamentos no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

A equipe do grupo Molejo foi alvo de um furto na última sexta-feira (26), mesmo…

2 horas ago

Família agenda velório de Anderson Molejão para o domingo no Rio

O velório do cantor Anderson Mojão está agendado para domingo (28) às 11h, com sepultamento…

2 horas ago

Criança vítima de erro médico estava com perna correta identificada, diz mãe

A mãe da menina que teve a perna errada operada por uma equipe do Hospital…

10 horas ago