Bolsonarista Maurício Souza perde processo contra Globo e Casagrande

O deputado federal bolsonarista Maurício Souza (PL-MG), ex-jogador de vôlei, foi derrotado na Justiça pelo comentarista e ex-atleta de futebol Walter Casagrande e pela Globo.
Maurício alegou ter sido ofendido pelas declarações de Casagrande em um programa de TV de grande audiência, pedindo direito de resposta e uma indenização de R$ 5 milhões. No entanto, o TJ-MG concluiu que Casagrande não violou o direito à liberdade de expressão. O bolsonarista precisará pagar os custos do processo e os honorários.
“Eu não me surpreendo em nada, esse cara é homofóbico assumido e clássico. Se você defende um homofóbico, você é homofóbico”, disse Casagrande na ocasião.
A ação foi iniciada por Maurício em setembro de 2022, em resposta a críticas feitas por Casagrande durante uma edição do Globo Esporte em outubro de 2021. O comentarista rebatia as declarações de Maurício sobre um gibi do Superman, que revelava a bissexualidade de um personagem da história em quadrinhos.
Segundo a Folha de S.Paulo, que teve acesso aos autos do processo, a decisão, que não cabe mais recurso, foi emitida pelo TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).