Apoie o DCM

Bolsonaro ameaça STF e diz que se marco temporal cair, inflação vai aumentar

Bolsonaro
Bolsonaro voltou a ameaçar o STF

O presidente Bolsonaro falou nesta quinta (26) que é contra a chance do STF rever o “Marco Temporal” para ocupação de terras indígenas. O tema passou a ser julgado hoje pela Corte e deve voltar a ser tema na próxima quarta (1°). Vários indígenas estão acampados em Brasília.

O chefe do Executivo deu sua opinião sobre o assunto. Ele afirmou que uma determinação do Supremo autorizando a ocupação de indígenas em terras historicamente ocupadas pode gerar conseqüências econômicas.

“A gente acredita que o STF não reinterprete o marco temporal, porque se começar a termos problemas para produzir, vamos ter problemas na balança comercial nossa”, disse, “e a inflação de alimentos, que sim existe, vai aumentar mais ainda – gerando algo pior que a inflação, que é o desabastecimento”, comentou.

Só que o presidente não deu nenhuma comprovação do que falou. Ele apenas citou dados que teriam supostamente apresentados pela ministra da Agricultura.

Leia mais:

1 – Julgamento do marco temporal é suspenso pelo STF

2 – Com mais de 70% de sua população vacinada, quarta onda em Israel vira alerta global

3 – VÍDEO – Erasmo Carlos testa positivo para covid: “Torçam para passar rápido”

Bolsonaro faz acusação

Bolsonaro acusou os indígenas ao afirmar que eles são cooptados pelo Movimento dos Sem Terra (MST). Ele não apresentou nenhuma prova. E seguiu no ataque: “É até um crime usar essas pessoas [indígenas] como massa de manobra”.