Apoie o DCM

Estratégia falha: Bolsonaro faz campanha de governo através do Telegram

Estratégia falha: Bolsonaro faz campanha de governo através do Telegram
Suspensão foi pedida pela Polícia Federal. Foto. Sérgio Lima/Poder 360

O governo Bolsonaro utiliza o aplicativo de mensagens Telegram para diversos serviços oferecidos à população. O objetivo, claro, é incentivar o uso do aplicativo, que se tornou um reduto bolsonarista, com diversos grupos de disseminação de fake news e conteúdos de extrema direita.

Especialistas da área de tecnologia questionam a estratégia do oferecimento de serviços por parte de ministérios e instituições públicas pelo Telegram, que identificam riscos para quem aderir a esses serviços pelo aplicativo. A informação é da Folha de S. Paulo.

Alguns dos serviços que o governo oferece por meio do Telegram, estão, por exemplo: o anúncio de desastres pela Defesa Civil Nacional e informações sobre atendimento consular na Ucrânia pelo Ministério das Relações Exteriores.

Leia mais:

1; Justiça multará usuários que tentarem burlar bloqueio do Telegram, decide Moraes

2; Delegado explica como está o caso do mendigo que apanhou de personal

3; VÍDEO; Lavrov diz que Brasil não é submisso ao “Tio Sam”

Telegram e o governo Bolsonaro

No Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves, utiliza serviços com robôs do Telegram para receber denúncias de violência contra a mulher e de violação dos direitos humanos, por exemplo.

Além disso, as pastas Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério do Desenvolvimento Regional e a Polícia Rodoviária Federal também estão cada vez mais utilizando o aplicativo de mensagens para comunicações.

Na sexta-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do Telegram em todo o território nacional, atendendo um pedido da Polícia Federal. O presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a decisão de “inadmissível” e disse que a determinação pode “causar óbitos por falta de contato entre paciente e médico”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link