Apoie o DCM

Bolsonaro cancela viagem à Argentina no mesmo dia que países vizinhos reforçam fronteiras

Bolsonaro – reprodução

Da CNN Brasil:

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse à CNN, neste sábado (13), que não viajará mais à Argentina. A viagem estava prevista para o dia 26 de março. O presidente não falou o motivo do cancelamento. Ao ser questionado se a relação entre ele o presidente argentino Alberto Fernández está boa, ele afirmou que sim.

Durante a live nas redes sociais do dia quatro de março, Jair Bolsonaro havia afirmado que deveria ir à Argentina para celebrar os 30 anos da criação do Mercosul. “No dia 26 – está previsto – estarei em Buenos Aires, na nossa querida Argentina. Estarei celebrando os 30 anos da criação do Mercosul. (…) Logicamente, ele [Alberto Fernández] quer e eu quero uma conversa reservada, e publicamente vamos tratar das questões econômicas dos nossos países”, destacou Bolsonaro durante a live. (…)

Tudo indica que a tão sonhado encontro de Bolsonaro não deu certo após o governo argentino informar, por meio de comunicado, que, devido à pandemia de coronavírus, a cúpula para marcar os 30 anos do Mercosul será realizada em formato virtual, e não mais presencialmente.

No mesmo dia dos anúncios, países vizinho reforçam medidas contra o avanço da doença nas fronteiras. Na madrugada de sábado (13/3), foi publicada no Diário Oficial da Argentina a medida que restringe ainda mais os voos com destino para o Brasil, além do México, Peru, Chile e Estados Unidos. No início do ano, o governo já tinha determinado a redução de 50% dos voos de entrada e saída do Brasil. O corte das viagens aéreas para o Brasil agora será de mais 20%.