Apoie o DCM

Bolsonaro manda cartinha à PF para explicar falta a depoimento

Bolsonaro com olhar preocupado. Ele usa terno preto com a mão esquerda na boca.
Foto: Reprodução / Estadão

O presidente Jair Bolsonaro enviou uma “declaração” por escrito à Polícia Federal para explicar a ausência no depoimento marcado para esta sexta-feira (28). O mandatário iria depor no inquérito que apura se ele vazou informações sigilosas durante uma live.

A AGU havia impetrado um recurso no STD para que o presidente não precisasse comparecer ao depoimento. Mas o ministro Alexandre de Moraes, do STF, rejeitou o pedido. Com informações do Metrópoles.

No recurso, a AGU alegou que Bolsonaro tinha “escolha constitucional e convencional de não comparecimento em depoimento em seara investigativa”. Na carta enviada à PF, Bolsonaro reiterou essa tese.

Leia também:

1- Queiroga projeta o pico de casos com Ômicron, mas minimiza risco de colapso na Saúde

2- Cantora irá retirar suas músicas do Spotify após plataforma manter podcast negacionista

3- Propaganda partidária na TV terá uma série de novos desafios

O que disse Bolsonaro?

No documento enviado à PF, o presidente ressaltou que exerceu “direito de ausência”.

“Eu, Jair Messias Bolsonaro, Presidente da República, domiciliado no Palácio do Planalto, Brasília/DF, neste ato representado pela Advocacia-Geral da União, nos termos do artigo 22 da Lei nº 9.028/1995, venho, respeitosamente, informar à Autoridade de Polícia Federal responsável pela condução das investigações do IPL nº. 2021.0061542 que exercerei o direito de ausência quanto ao comparecimento à solenidade designada na Sede da Superintendência da PF para o corrente dia, às 14:00, tudo com suporte no quanto decidido pelo STF, no bojo das ADPF’s nº 395 e 444”, diz o presidente no documento enviado à PF.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link