Bolsonaro gastou mais para promover cédula de R$ 200 do que com prevenção contra Covid-19

Em dois anos marcados pela pandemia da Covid-19, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do governo Jair Bolsonaro gastou mais com a divulgação da cédula de R$ 200 do que com propagandas sobre a prevenção ao novo coronavírus.
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Mais gasto em cédula do que no combate contra a pandemia
Pesquisa do jornal O Globo com base em pagamentos da Secom em 2020 e 2021 mostra que a publicidade da nova nota foi o sexto principal investimento no período, atrás de propagandas de agenda positiva, economia de água, combate ao Aedes aegypti e da própria campanha de vacinação.
Planalto desembolsou R$ 18,8 milhões com a divulgação na nova cédula de R$ 200. Já os anúncios relativos aos cuidados que deveriam ser tomados durante a pandemia — como uso de álcool em gel e máscaras — custaram R$ 14,4 milhões.
Depois de um ano e dois meses do lançamento, a cédula representa 1,11% de todas as notas em circulação no país, segundo o Sistema de Administração do Meio Circulante. É menos do que as notas de R$ 1 em circulação — cédula que deixou de ser produzida.
“Um dos fatores que explicam a baixa circulação da nota de R$ 200 é o uso de outras tecnologias. Durante esse período da Covid-19, muitas transações passaram a ser feitas de forma digital, como o Pix”, disse o economista Joelson Sampaio, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV).
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