Apoie o DCM

Para agradar Centrão, Bolsonaro vai criar quase 3 mil cargos em universidades

ministro de educação de Bolsonaro universidades
Ministro da Educação de Bolsonaro é contra universidades

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, quer agradar o Centrão e vai criar quase três mil cargos em universidades federais. O objetivo é dividir instituições federais para criar cinco novas unidades e cinco institutos técnicos. A informação é da Folha de S. Paulo.

Só que o plano não prevê qualquer aumento de vagas de alunos ou da rede física. Apenas irá atender aos interesses de políticos aliados que fazem parte do Centrão. Tudo isso ocorrerá com o aumento de gastos que podem chegar a R$ 500 milhões por ano. Essa é a previsão do Ministério da Economia.

Técnicos da Economia fizeram questionamentos ao Ministério da Educação. Isto porque falta interesse social na criação das vagas, pois não aumentam as vagas nas novas instituições.

O governo Bolsonaro vinha discursando sobre redução dos gastos com pessoal. Inclusive, Paulo Guedes já chamou os servidores públicos de parasitas. Na época, foi muito criticado.

De acordo com o MEC, o custo será de R$ 147 milhões por ano. Só que não há qualquer proposta no orçamento de 2022 sobre o assunto.

Leia mais:

1 – Presidente do PSDB fala pela 1ª sobre denúncias de fraudes nas prévias

2 – Luciano Huck comete três gafes no mesmo programa e pode pedir música no Fantástico

3 – Novidades DCM: Exclusiva na Newsletter, WhatsApp, Stories e Telegram

Ministro de Bolsonaro e seu preconceito com as universidades

O ministro da Educação criticou o número de universidades públicas criadas nos governos do PT. Ele afirmou que havia excesso de instituições de ensino superior no Brasil. O posicionamento aconteceu em um culto evangélico em Brasília.

“O alicerce na educação é a alfabetização. Como é que se pode imaginar alguém construir uma casa começando pelo telhado? Quando falo em universidade, falam que foi democratizada, mas encheram de telhados e se esqueceram do alicerce. O que nós temos hoje: jovens que são analfabetos funcionais, não entendem o que leem”, disse.