Apoie o DCM

Bolsonaro ensaiou convocar Conselho da República, mas levou fora

Jair Bolsonaro em discurso em Brasília. Ele falou do Conselho da República
Jair Bolsonaro em discurso em Brasília. Foto: Reprodução

Bolsonaro falou, durante manifestação de 7 de setembro, que pretende convocar o Conselho da República. O problema é que o presidente esqueceu de combinar com os outros Poderes e já levou dois foras. Um do STF e um do Senado.

Segundo a Veja, a intenção de Bolsonaro era mostrar sua força com a convocação, mas não deu certo. O primeiro a pular fora do barco foi o presidente do STF, Luis Fux, que vem mostrando ter perdido a paciência. Ele já havia avisado para o presidente que convocaria o Exército em caso de invasão nos atos hoje.

Acontece que Rodrigo Pacheco também não anda muito interessado em ouvir as falácias de Bolsonaro. O presidente do Senado mandou avisar que não pretende ir a nenhum Conselho da República. Com isso, a convocação perderia sentido e ficaria esvaziada. A informação foi do Globo.

Leia mais:

1 – Queiroz vai ao ato golpista de 7 de setembro

2 – Alexandre de Moraes: “Liberdade somente se fortalece com respeito a Democracia”

3 – Haddad: “Num país minimamente democrático, Bolsonaro seria afastado e preso”

Bolsonaro e o Conselho da República

A intenção de Bolsonaro era de fazer a convocação para a população assistir seu poder e força. Mas STF e Senado estão avaliando de perto o comportamento do presidente e dos manifestantes para tomar atitudes.

Mesmo Lira, que não se posicionou oficialmente sobre o Conselho da República, anda sem paciência. Ele chegou a dar aval para recado do Centrão. Bolsonaro soube em alto e bom som que, se houvesse invasão, o impeachment sairia da gaveta.