Apoie o DCM

Haddad: “Num país minimamente democrático, Bolsonaro seria afastado e preso”

Bolsonaro promove "espetáculo grotesco", segundo Haddad
Bolsonaro defende o voto impresso desde antes de sua eleição, em 2018
EVARISTO SÁ/AFP – 05.05.2021

O tempo passa e Jair Bolsonaro segue atacando instituições e ameaçando dar golpe impunemente. Para Fernando Haddad, “em um país minimamente democrática, Bolsonaro seria afastado das suas funções e preso”.

O presidente vem ameaçando a Suprema Corte há semanas e o máximo que recebeu foram coisas similares às famosas notas de repúdio. Luís Roberto Barroso, um dos alvos favoritos, foi um deles. Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso, também.

Para Haddad, o presidente deveria ser preso e afastado só por incentivar o ato golpista. O petista diz que o “espetáculo grotesco” do 7 de setembro “avacalha o Brasil diante do mundo”.

Leia também:

1 – Presidente diz que 7 de setembro será “ultimato” contra ministros do STF

2 – Mandatário enxerga 7 de setembro como tiro de misericórdia em seu governo

Bolsonaro mandou ministros do STF “se enquadrar” ou “pedir para sair”

Em discurso neste 7 de setembro, Jair Bolsonaro voltou a ameaçar dar golpe. Em carro de som, o presidente atacou magistrados e diz que “não aceitará” mais ações contra seus aliados.

“Não mais aceitaremos que qualquer autoridade, usando a força do poder, passe por cima da nossa Constituição. Não mais aceitaremos qualquer medida, qualquer ação ou qualquer sentença que venha de fora das quatro linhas da Constituição. Nós também não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos Três Poderes continue barbarizando a nossa população. Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil”, afirmou.

O presidente ainda mandou Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), “enquadrar” seus ministros: “Ou o chefe desse poder enquadra o seu, ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”.

Ele prosseguiu, ainda: “Quem age fora dela [da Constituição], se enquadra ou pede para sair”.