Apoie o DCM

VÍDEO: “Ou se enquadra, ou pede para sair”, diz Bolsonaro a ministros do STF

Jair Bolsonaro em discurso em Brasília
Jair Bolsonaro em discurso em Brasília. Foto: Reprodução

Em discurso neste 7 de setembro, Jair Bolsonaro voltou a ameaçar dar golpe. Em carro de som, o presidente atacou magistrados e diz que “não aceitará” mais ações contra seus aliados.

“Não mais aceitaremos que qualquer autoridade, usando a força do poder, passe por cima da nossa Constituição. Não mais aceitaremos qualquer medida, qualquer ação ou qualquer sentença que venha de fora das quatro linhas da Constituição. Nós também não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos Três Poderes continue barbarizando a nossa população. Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil”, afirmou.

O presidente ainda mandou Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), “enquadrar” seus ministros: “Ou o chefe desse poder enquadra o seu, ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”.

Ele prosseguiu, ainda: “Quem age fora dela [da Constituição], se enquadra ou pede para sair”.

O discurso foi feito em Brasília. Mais tarde, Bolsonaro deve repetir algo parecido na Avenida Paulista, em São Paulo.

Ele foi acompanhado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto.

Leia também:

1 – Presidente diz que 7 de setembro será “ultimato” contra ministros do STF

2 – Mandatário enxerga 7 de setembro como tiro de misericórdia em seu governo

Fux avisou Bolsonaro que pode chamar Exército

Após bolsonaristas invadirem a Esplanada dos Ministérios, Luiz Fux avisou a Bolsonaro que pode usar a GLO (Garantia da Lei e da Ordem). O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) disse ao Planalto que, se a instituição estiver em risco, vai pedir o envio do Exército.

Fux confirmou o que mostrou o DCM nesta segunda (6): o STF cogitou tomar a iniciativa antes das invasões. A ideia chegou aos ouvidos do presidente nesta terça (7).

Existe a intenção, mas só em último caso, antes disso, o Supremo tem outra saída. O governador do Distrito Federal será acionado para fazer a PM cumprir as determinações. Mas em caso de vistas grossas, não haverá outra alternativa.

Se antes a cúpula do Supremo via como remota uma possível invasão ao STF e ao Congresso, agora tudo mudou. Com o apoio de policiais militares do Distrito Federal, existe a chance real da coisa sair do controle.