Apoie o DCM

Bolsonaro convoca imprensa para falar de fraude nas eleições, mas não abre para perguntas

Bolsonaro participa de motociata em São Paulo 12/06/2021 Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Palácio do Planalto convocou a imprensa nesta quinta (29) para transmitir a tradicional live do presidente Jair Bolsonaro, em que ele promete apresentar supostas provas de fraudes nas últimas eleições no país.

LEIA – Bolsonaro ataca o STF nas redes e insiste na fake news do “tratamento inicial”

Esse aviso exige que as emissoras interessadas transmitam ao vivo toda a fala de Bolsonaro e não abre espaço para perguntas dos jornalistas. Jair Bolsonaro alega fraudes nas eleições desde março de 2020, quando prometeu mostrar provas de que teria vencido as eleições de 2018 no primeiro turno –o que não fez até agora.

LEIA MAIS – Bolsonaro barrado no baile do PP em 2022. Por Helena Chagas

Nas últimas semanas, com a popularidade em queda e com pesquisas mostrando que pode perder a reeleição, intensificou as acusações, não apenas ao pleito de 2018, como a de 2014. Bolsonaro alega, sem provas, que o tucano Aécio Neves teria na verdade vencido as eleições contra Dilma Rousseff (PT), mas fraude nas urnas eletrônicas teriam dado a vitória à petista.

Presidente tem dito nos últimos dias que irá apresentar essas provas na live desta quinta, com uma pessoa que chama de especialista confirmando a fraude. As informações, que aparecem em vídeos que circulam pela internet, já foram desmentidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. O próprio Aécio disse recentemente em entrevista que não acredita ter vencido a eleição de 2014 ou que o pleito daquele ano tenha sido fraudado.

Com informações da Reuters.