Apoie o DCM

Bolsonaro “esnobou” crédito de US$ 1 bi para vacina oferecido pela China

Da Coluna de Jamil Chade no UOL:

Ernesto Araújo, à direita, com o presidente Jair Bolsonaro: fé e família na diplomacia Foto: SERGIO LIMA / AFP

O governo faltou a um encontro entre chanceleres latino-americanos e a China, em julho do ano passado. Na pauta: o acesso da região às vacinas que seriam produzidas no país asiático e o anúncio de uma linha de crédito de US$ 1 bilhão para permitir que os governos da América Latina pudessem ter acesso aos produtos.

Naquele momento, a ausência do Brasil causou indignação no meio científico nacional. No Instituto Butantan, a opção do país foi alvo de críticas internas. A coluna apurou que, entre diplomatas em Pequim, a decisão do Itamaraty de não aderir à coordenação foi recebida como um sinal de que o governo federal não estava interessado em negociar um maior acesso a vacinas ou insumos.

Do lado latino-americano, a organização ficou sob a responsabilidade do governo mexicano, que confirmou que entregou um convite ao Itamaraty. O México, porém, indicou que a chancelaria brasileira sequer explicou o motivo pelo qual não participaria do encontro. Procurado pela reportagem, o Itamaraty não respondeu.

(…)

.x.x.x.

LEIA TAMBÉM: Argentina e México irão produzie 200 milhões de doses de v acina para América Latina; Brasil fica de fora