Apoie o DCM

‘Bolsonaro está levando os brasileiros para o matadouro’, diz Lula ao Guardian

Lula da Silva à Rome, 13 février 2020. — © Filippo MONTEFORTE / AFP

Do Guardian:

Jair Bolsonaro está liderando os brasileiros “para o matadouro” com seu tratamento criminalmente irresponsável do coronavírus, afirmou o ex-presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em uma entrevista apaixonada ao Guardian – quando o número de mortos no Brasil no Covid-19 chegou a 1.924 – Lula disse que, ao minar o distanciamento social e definir o próprio ministro da Saúde, o líder “troglodita” do Brasil arriscava repetir as cenas devastadoras que acontecem no Equador, onde as famílias tiveram que despejar cadáveres de seus entes queridos nas ruas.

“Infelizmente, eu temo que o Brasil sofra muito por causa da imprudência de Bolsonaro. Receio que, se isso crescer, o Brasil poderá ver alguns casos como aquelas imagens horríveis e monstruosas que vimos em Guayaquil”, disse o esquerdista de 74 anos.

“Não podemos apenas querer derrubar um presidente porque não gostamos dele”, admitiu Lula. “[Mas] se Bolsonaro continuar cometendo crimes de responsabilidade … [e] tentando levar a sociedade ao matadouro – que é o que ele está fazendo – acho que as instituições precisarão encontrar uma maneira de classificar Bolsonaro. E isso significa que você precisará ter um impeachment.”

(…)