Apoie o DCM

Por eleição, aliados pedem que Bolsonaro não comemore golpe de 64

Bolsonaro tem expressão séria, desmotivante, usa terno preto e olhar fixo., ele pode não comemorar o golpe de 64
O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi aconselhado a não comemorar o golpe de 64. Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Militares do entorno do presidente Jair Bolsonaro (PL) pedem a ele moderação no dia do aniversário do golpe de 64, 31 de março, data que marca os 58 anos do início da ditadura militar no Brasil (1964-1985). A preocupação de generais próximos do mandatário é em relação às eleições de outubro. Eles querem evitar uma celebração que possa dar combustível a oposição do presidente. A informação é da coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Assessores presidenciais defendem um tom moderado nos discursos, ao contrário dos outros anos da gestão de Bolsonaro, quando a data macabra foi exaltada com desfiles e celebrações. O receio é que o discurso golpista que esteve em vigor até o dia 7 de setembro, quando o chefe do Executivo ameaçava não cumprir ordens de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), retorne faltando poucos meses para as eleições.

Um ministro militar afirma que não é o momento de discursos mais contundentes sobre o assunto. Ele revela que quando Bolsonaro fala de 31 de março atualmente, se refere ao prazo para que ministros que vão disputar a eleição deixem o cargo. De acordo com essa fonte, pensar os substitutos para esses ministros é uma das principais preocupações do mandatário no momento.

Leia mais:

1. Haddad lidera em todos os cenários para governo de SP, diz pesquisa; veja números

2. Série com presidente da Ucrânia fica disponível na Netflix dos EUA

3. Biden vai conversar com Xi Jinping sobre guerra na Ucrânia

Bolsonaro sempre fez comemorações do golpe de 64

Nos outros anos da gestão Bolsonaro, o aniversário do golpe militar de 64 foi celebrado com desfiles e discursos exaltando a data que marca o início da ditadura no Brasil. Em 2019, por exemplo, o presidente da República determinou o Ministério da Defesa organizar comemorações em unidades militares.

A coluna Painel, da Folha de S. Paulo, questionou o Ministério da Defesa se alguma comemoração está sendo preparada para este ano. A pasta respondeu que ainda não tem informações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link