Efeito Bolsonaro/Guedes: cresce número de brasileiros fora do país

De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, houve alta de 16% no total de brasileiros no exterior entre 2018 e o ano passado: de 3,6 milhões para 4,2 milhões. Isso está em reportagem do jornal O Estado de S.Paulo. Culpa do Brasil desmontado por Jair Bolsonaro (PL) e seu ministro Paulo Guedes, da Economia.
LEIA MAIS:
2 – Doria é reprovado por maioria em SP, diz Datafolha
3 – Luciano Hang pede milhares de reais ao youtuber Felipe Neto em processo; Saiba o valor
Brasileiro foge do Brasil de Guedes e Bolsonaro
Em uma década, o número aumentou 36%.
Especialistas consultados pelo jornal dizem ser difícil comparar o movimento dos últimos anos com períodos anteriores, mas veem aumento fora da curva.
“Esse movimento nos últimos anos é inédito e, de fato, representa a maior diáspora da história brasileira para os nossos padrões, um país que, historicamente, sempre recebeu imigrantes”, avalia Pedro Brites, professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB), que reúne os cartórios, indica alta de 67% nos apostilamentos no 2º semestre deste ano.
É o serviço de validação internacional de documentos pessoais, escolares e de dupla cidadania requeridos por quem vai morar fora. De junho a novembro, foram cerca de 912 mil apostilamentos, ante 544 mil no mesmo período de 2020.
Se analisar apenas as solicitações de visto para estudos ou abertura de processos de dupla cidadania, o salto é ainda maior: de 299,5 mil no 2º semestre do ano passado para 693 mil no mesmo período deste ano.
Segundo Giselle Oliveira de Barros, presidente do CNB, os dados expõem essa saída de mão de obra mais qualificada.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.