Apoie o DCM

Bolsonaro mandou recado neonazista ao tomar leite em live, diz pesquisador

Bolsonaro mandou recado neonazista ao tomar leite em live, diz pesquisador. Foto: Reprodução/Twitter

Do pesquisador David Nemer, autor de “Favela Digital”, no Twitter:

As pessoas não tem entendido o pq que Bolsonaro tem tomado um copo de leite durante as lives dele. O que é um claro aceno e cumprimento aos grupos da extrema direita. Eu explico nesse fio! (1/4)

O extremismo do Bolsonarismo é tão tosco que eles apropriam tudo da Alt Right (extremistas brancos americanos) e com atraso- já que isso começou nos EUA em 2017. (2/4)

Nacionalistas brancos fazem manifestações bebendo leite para chamar a atenção para um traço genético conhecido por ser mais comum em pessoas brancas do que em outros – a capacidade de digerir lactose quando adultos. (3/4)

É uma tentativa racista para se embasar em “ciência” p/ diferenciar e justificar a “raça branca”. Mas como já provado e explicado por toda ciência: Não há evidência genética para apoiar qualquer ideologia racista. O q há, é na verdade, um governo tosco e motivado pelo ódio (4/4)

Extra: Só para deixar claro, essa não é a primeira vez que o Bolsonarismo se apropria de ações dos Supremacistas Brancos Americanos (Alt Right). Antes, eles fizeram o uso do efeito ShockWave / FashWave em suas fotos (Eduardo, Carla Zambelli, Abe Weintraub)

Extra 2: O símbolo do copo de leite foi apropriado por uma facção das redes bolsonaristas, que são channers. Esse pessoal gosta da confusão que o meme gera com a simbologia nazista e se refestelam com a notoriedade que recebem da mídia. Essa fação é do Leon Leitadas

Extra 3: Eu por exemplo, identifiquei a conta deles como a responsavel pela campanha da Dr. Yamaguchi no Ministério da Saúde. As contas deles são constantemente banidas pelo Twitter por violacoes e ataques na plataform

Extra 4: Muitos tem falado que o ato de beber leite é relacionado ao Desafio do Leite proposto pela ministra da agricultura (link). Eu vejo isso como um dog whistle- mas eu deixo com vocês para decidirem: Alt Right, Leon Leitadas, ou Desafio do Leite.

LEIA TAMBÉM – Bolsonaro, Tereza Cristina e presidente da Frente de Agropecuária aderem ao ‘Desafio do Leite’