Apoie o DCM

Bolsonaro sugere que ômicron é um ‘vírus vacinal’ e diz que nova variante é ‘bem-vinda’

Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre o avanço da ômicron no Brasil e chegou a dizer que a variante é “bem-vinda”. Além disso, o mandatário brasileiro minimizou os impactos da doença. As afirmações foram em entrevista ao site Gazeta Brasil.

“A ômicron, que já espalhou pelo mundo todo, como as próprias pessoas que entendem de verdade dizem: que ela tem uma capacidade de difundir muito grande, mas de letalidade muito pequena”, disse Bolsonaro.

Leia mais:

1. Lula atinge 45% dos votos e vence todos no segundo turno

2. ‘Vai trabalhar”, diz Flávio Dino após ser chamado de gordo por Bolsonaro

3. Vacina previne casos graves da covid mesmo com variante ‘implacável’, lembra Átila

“Dizem até que seria um vírus vacinal. Deveriam até… Segundo algumas pessoas estudiosas e sérias –e não vinculadas a famarcêuticas– dizem que a ômicron é bem-vinda e pode, sim, sinalizar o fim da pandemia”, completou o presidente.

Ele afirmou, ainda, que determinou a Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, que divulgue casos de efeitos colaterais causados pelas vacinas, em mais uma ofensiva contra os imunizantes.

Covid: especialista dá uma semana para sistema de saúde entrar novamente em colapso

Ludhmila Hajjar, médica intensivista e cardiologista que quase se tornou ministra da Saúde, afirmou que com a transmissão da variante Ômicron muito alta “em uma semana os sistemas de saúde deverão entrar em colapso no Brasil”.

Explicou que a CoronaVac foi muito importante no início, para a inexistência de novas variantes, mas não funcionou com a Ômicron:

“O número de infecções aumentará mais ainda nos ambulatórios e provavelmente faltarão mais profissionais da saúde no combate. A maioria dos médicos e enfermeiros foi imunizada com duas doses da CoronaVac e reforço da Pfizer. A CoronaVac foi importantíssima no início, frente a inexistência de outras. Mas ela não protege como as outras em relação a novas variantes”, disse Ludhmila ao jornal O Globo.

Continue lendo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link