Apoie o DCM

Bolsonaro sobre presidente da Ucrânia: “Não tenho o que conversar”

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro. Foto: Agência Brasil

O presidente do Brasil está sendo pressionado a falar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenky Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda (28), que não tem o que conversar com o ucraniano.

Dias antes do início do conflito no Leste Europeu, ele realizou uma visita ao líder russo, Vladimir Putin, e disse ser solidário à Rússia, acredite se quiser.

“Alguns querem que eu converse com Zelensky, o presidente da Ucrânia. Eu, no momento, não tenho o que conversar com ele. Eu lamento, se depender de mim não teremos guerra no mundo”, disse Bolsonaro para a Rádio Jovem Pan.

LEIA MAIS:

1 – Torre de TV é atingida por míssil e cinco pessoas morrem na Ucrânia
2 – Rússia diz que atacará locais de segurança e pede para moradores deixarem Kiev
3 – Presidente da Ucrânia é aplaudido na UE após apelo: “Provem que estão conosco”

Ficou contra as sanções

No domingo (27), o presidente brasileiro rechaçou qualquer sanção à Rússia e defendeu a posição de neutralidade. Ele também disse que Putin não estava fazendo um massacre na Ucrânia e defendeu o direito do líder russo em ocupar as regiões separatistas de Donbass, no leste ucraniano.

Essa declaração gerou reação do encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, que afirmou que Bolsonaro estava “mal informado” e sugeriu que ele conversasse com o presidente ucraniano.

A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar liderada pelos Estados Unidos. Na prática, Moscou vê essa possível adesão como uma ameaça à sua segurança.

Diante disso, tropas russas, orientadas pelo presidente Vladimir Putin, iniciaram, na última quinta (24), uma ampla operação militar para invadir a Ucrânia. Em pronunciamento, ele fez ameaças e disse que quem tentar interferir no conflito sofrerá consequências nunca vistas na história.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link