Apoie o DCM

Bolsonaro foge de amigos de Lula e não vai à posse da presidente de Honduras

Presidente Honduras e Bolsonaro
Posse da futura presidente de Honduras não terá a presença de Bolsonaro – Foto: Reprodução/Twitter

Bolsonaro resolveu que não vai enviar nenhum representante para participar da posse de Xiomara Castro em Honduras. A cerimônia acontecerá no fim de janeiro. Ela venceu as eleições do país da América Central em novembro do ano passado.

Xiomara, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, convidou o governo brasileiro na semana passada. Porém, os bolsonaristas resolveram recusar. Isto porque a governante é de esquerda.

Inicialmente, foi discutido possível envio de Hamilton Mourão para a celebração. Só que o governo quer demonstrar distanciamento. A decisão é vista como política e dificilmente será mudada.

O único brasileiro que deve comparecer ao local é Breno da Costa. Ele é o embaixador brasileiro que vive em Honduras. Apesar de Dilma e Lula terem sido convidados, a tendência é que ambos não compareçam a Tegucigalpa.

Em 2009, Zelaya viveu quatro meses no Brasil após um golpe de Estado em Honduras. Depois ele foi para a Nicarágua e retornou ao país em 2011. Na ocasião, fundou o Libertad e Refundación.

Leia mais:

1 – Queiroz quer ser candidato pelo PTB e elogia Roberto Jefferson: “Patriota”

2 – VÍDEO: Porta-voz da Casa Branca dá aula para repórter da negacionista Fox News

3 – Crise hídrica e falta de insumos levaram país a estourar meta de inflação em 2021, diz BC

Xiomara foi eleita em Honduras

A futura presidente de Honduras venceu as eleições com 51,1% dos votos, tendo 14 pontos de vantagem do segundo colocado, Nasry Asfura. O direitista recebeu o apoio do atual presidente, Juan Orlando Hernández. O governante do país da América Central é acusado de estar envolvido em um esquema de tráfico de drogas.

Não será a primeira vez que Bolsonaro não enviará um representante para a posse de um presidente de esquerda. Em 2020, ninguém do governo federal esteve na cerimônia de início de mandato de Luis Arce na Bolívia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.