Apoie o DCM

Bolsonaro sabota regularização de terras de quilombolas e põe comunidades em risco

Veja o Bolsonaro
Bolsonaro sabota regularização de terras de quilombolas e põe comunidades em risco. Foto: Reprodução/YouTube

Jair Bolsonaro (PL) tem cumprido sua promessa de sabotar a regularização dos quilombolas, relata a Veja. Nas eleições de 2018, ele afirmou o seguinte: “Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Ele não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve. Pode ter certeza que, seu eu chegar lá, não vai ter dinheiro para ONG (…). Não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola”.

LEIA MAIS:

1 – Globo banca salário de R$ 1,5 milhão para segurar Fátima Bernardes

2 – VÍDEO: “O chavismo fez uma aposta no Exército”, diz Dilma

3 – Bastidores do Faustão na Band tem desrespeito a público e nada de teste de covid

Bolsonaro prejudica quilombolas

Na última quinta (6), o Incra revogou uma licitação que iria contratar empresas para identificar e delimitar comunidades remanescentes de quilombos.

Estimativa dos grupos negros é que haja mais de 6 mil territórios quilombolas no país, onde vivem cerca de 3 milhões de famílias.

Dirigente da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Quilombolas, Sandra Andrade lamenta a revogação da licitação para a Veja.

“O governo de Bolsonaro está cumprindo fielmente o que ele prometeu  na campanha. Os avanços que conseguimos, infelizmente, foram através da judicialização”.

Existem 1.716 processos de regularização fundiária de territórios quilombolas instaurados nas superintendências regionais do Incra, sendo que apenas 267 possuem relatórios técnicos de identificação e delimitação.

Técnicos do Incra advertem para as consequências da interrupção dos processos:

“Algumas das comunidades remanescentes de quilombos com processos instaurados vivenciam situações de tensão social, em face de proprietários e/ou posseiros que ocupam as áreas reivindicadas para titulação”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link