Apoie o DCM

Centrão quer tornar Bolsonaro “senador vitalício” para evitar prisão

Bolsonaro
Jair Bolsonaro. Foto: AFP

Parlamentares do Centrão articulam uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para tornar Jair Bolsonaro “senador vitalício”. A ideia é blindar o presidente das acusações que recebeu durante o mandato. Assim, o mandatário teria imunidade mesmo após deixar o cargo. A informação é de Natuza Nery, repórter da GloboNews.

A ideia circula há cerca de 20 dias no Congresso e quer contemplar todos os ex-presidentes da República. A ideia é “deixá-lo tranquilo em relação a eventuais responsabilizações, caso não se reeleja”, diz a jornalista. Parlamentares já consultaram ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar se a proposta é viável.

A “operação” imita ideia de Augusto Pinochet. O ditador criou o cargo para si mesmo numa tentativa de se blindar pelos crimes cometidos durante a ditadura chilena.

Leia também:

1 – Allan dos Santos morou em “bunker pago pelo Eduardo”, indicam mensagens do blogueiro

2 – Demitido por homofobia, Maurício ataca Douglas Souza

3 – Neymar processa Zélia Duncan após ser chamado de “decepção”

Os crimes de Bolsonaro

Bolsonaro é acusado de nove crimes pelo relatório final da CPI da Covid. Foram atribuídos ao presidente os crimes de epidemia com resultado morte, infração de medida sanitária preventiva, charlatanismo, incitação ao crime, falsificação de documento particular, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, crimes contra a humanidade e crimes de responsabilidade (violação de direito social e incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo).

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.