Apoie o DCM

Governo Bolsonaro segue ordem do STF e publica portaria do passaporte da vacina

Bolsonaro passaporte da vacina stf
Governo Bolsonaro acatou decisão do STF e publicou a portaria do passaporte da vacina

Foi publicada nesta segunda (20) a portaria que obriga a apresentação do passaporte da vacina contra Covid-19 para pessoas que forem no Brasil. O Governo Bolsonaro seguiu a determinação dada pelo Supremo Tribunal Federal.

A portaria diz que qualquer pessoa que vier para o país por via aérea precisa entregar à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque, o passaporte de vacinação. Pode ser impresso ou de forma digital.

Só serão autorizados imunizantes aprovados pela Anvisa, pela OMS ou pelas autoridades do país em que o viajante foi vacinado. Os comprovantes precisam ter o nome do viajante, o número do lote da dose, o fabricante e a data em que a vacina foi aplicada.

Leia mais:

1 – Centrão quer transformar Auxílio Brasil em arma para alavancar o Governo Federal

2 – Lula é o melhor presidente da história para maioria dos evangélicos, diz Datafolha

3 – Morre menina de 12 anos que, com câncer terminal, viu Homem-Aranha no cinema

Governo Bolsonaro apenas seguiu determinação do STF sobre o passaporte da vacina

Na decisão, Barroso declara que “em um país como o Brasil, em que as autoridades enfrentam dificuldades até mesmo para efetuar o monitoramento de presos com tornozeleira eletrônica. A quarentena deve ser compreendida com valor relativo e aplicada com extrema cautela”.

Caso o viajante não tenha se vacinado, fica estabelecida a quarentena obrigatória de cinco dias. Seguido de um teste de RT-PCR para a detecção da doença após o período de isolamento. Para Barroso, “cabe às autoridades sanitárias regulamentarem o monitoramento e as consequências da inobservância de tais determinações”.

“Os viajantes que não possuírem o comprovante de vacinação, cuja aplicação da última dose. Ou dose única tenha ocorrido, no mínimo, quatorze dias antes da data do embarque, poderão ingressar no território brasileiro, desde que aceitem a realizar quarentena no território brasileiro”, declarou na ocasião.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link