Apoie o DCM

Boris Johnson vai convocar parlamento para discutir o Talibã no Afeganistão, diz jornalista

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson — Foto: Parliament TV via Reuters

O premiê inglês Boris Johnson vai discutir a questão do Talibã no Afeganistão no Parlamento.

LEIA MAIS:

1 – Lula se reúne em Recife com lideranças do PSB

2 – Lula se encontra com Gleisi e parlamentares em Pernambuco: “De volta pra casa”

Boris Johnson discute o Talibã

O jornalista Robert Peston falou do assunto nas redes sociais.

No Twitter:

“@BorisJohnson deseja uma resposta internacional coordenada ao golpe do Talibã em território afegão ‘nos próximos meses’. O que é quase uma confirmação oficial da ocupação do Talibã”.

Boris Johnson

Caso no Afeganistão

Ashraf Ghani, presidente do Afeganistão, deixou o país neste domingo (15). Informação é segundo canal de notícias afegão TOLOnews. Isso ocorre horas depois de o grupo extremista Talibã cercar Cabul, a capital do país.

Um alto oficial do Ministério do Interior afegão disse à agência de notícias Reuters que Ghani embarcou para o Tajiquistão, que faz fronteira com o sul do Afeganistão.

Ainda de acordo com a agência, o gabinete da Presidência afegã não confirma a movimentação do mandatário “por questões de segurança”.

Mais cedo, o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, havia anunciado uma “uma transferência pacífica de poder para um governo de transição”, mas não deixou claro quem o iria compor.

O cerco

Talibã chegou aos arredores de Cabul e cercou a capital afegã por várias frentes, informou o Ministério do Interior do Afeganistão. O grupo extremista defende uma rendição pacífica do governo afegão.

Gabinete da presidência do Afeganistão afirmou que disparos foram ouvidos em algumas partes de Cabul, mas tranquilizou a população e declarou que a situação está sob controle das forças de segurança. Já o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, gravou um vídeo em que garante uma “transferência pacífica de poder”.