Apoie o DCM

Brasil foi país que mais matou pessoas trans em 2021

Foto: Thiago Freitas/Agência O Globo
Foto: Thiago Freitas/Agência O Globo

O Brasil é o país onde mais pessoas transexuais são assassinadas, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), divulgado nesta sexta-feira (28).

Em 2021, foram 140 pessoas trans mortas. Além disso, foram registradas 71 tentativas de homicídios.

Leia mais:

1. Eleições: Governadores tentam afastar policiais de Bolsonaro

2. Tutora bolsonarista: Conheça a cientista política condenada por fake news contra Dilma

3. Guantánamo, 20 anos de horror. Por Baltasar Garzón

Outro dado que chama a atenção é que, segundo a associação, a cada 10 homicídios contra trans no mundo, 4 foram no Brasil.

Das 140 vítimas, 135 eram travestis e mulheres transexuais e 5 eram homens trans e pessoas transmasculinas.

O número de 2021 é menor que o de 2020, mas continua sendo superior à média registrada desde 2008 (123,8 ao ano), quando a Antra começou a fazer o levantamento.

O preconceito, políticas institucionais antitrans, impunidade e desrespeito em geral são apontados pela associação como incentivo aos homicídios.

Com informações da Folha de S. Paulo

Guantánamo, 20 anos de horror. Por Baltasar Garzón

Vinte anos se passaram desde que os primeiros presos chegaram a Guantánamo. O centro de detenção dos EUA está localizado em uma base naval no leste de Cuba. O governo cubano solicita continuamente seu fechamento e o considera como estando em território ocupado. A prisão foi construída 96 horas após os terríveis ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos e já contou com 780 prisioneiros. Eles eram de 49 nacionalidades diferentes, principalmente afegãos, sauditas, iemenitas e paquistaneses, e tinham entre 13 e 89 anos de idade quando foram detidos. Guantánamo é um lugar inexpugnável, onde a tortura e a impunidade estavam – e presumivelmente ainda estão – na ordem do dia.

Continue lendo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link