Apoie o DCM

Brasil registra duas vezes mais mortos por covid-19 que EUA

Da coluna de Jamil Chade

Paciente é atendido na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Silvio Avila – 9.dez.2020/AFP

Na pior semana da pandemia no Brasil e sem um cenário de queda no número de novos casos, o país somou 25% das mortes no mundo no período entre 15 e 21 de março. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, no total, 60,2 mil pessoas foram vítimas da covid-19 no planeta nesse período. 15,6 mil delas apenas no Brasil, país que representa apenas 2,7% da população mundial.

LEIA TAMBÉM: Era aniversário do capitão

Os dados também revelam que, num período de uma semana, o número de mortes no Brasil foi duas vezes superior ao que foi registrado pelo segundo colocado, os EUA. Com ampla vacinação e medidas de distanciamento social, os americanos somaram 7,5 mil mortes na semana.

Os números dos demais locais de intensa transmissão da covid-19 também apontam índices absolutos mais baixos. Em terceiro lugar, o México somou 3,3 mil mortes na semana, contra 2,9 mil na Rússia, 2,7 mil na Itália, 2,1 mil na Polônia e 1,8 mil na França.

Sozinho, o Brasil representa metade das mortes no continente americano e se aproxima do total registrado na Europa, com 20 mil mortos em uma semana. O continente europeu, porém, tem uma população de 764 milhões de pessoas, mais de três vezes o total brasileiro. (…)