Apoie o DCM

Brasil ruma para ‘tempestade perfeita’ em meio a pandemia com surto de dengue e influenza

Do DW:

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o sistema de saúde nacional promete encarar uma “tempestade perfeita”, de acordo com o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

“Vamos ter o coronavírus, que é novo, vamos ter a influenza [nome científico da gripe], que é rotina todo ano, e também vamos ter o pico da dengue”, declarou à imprensa no fim de março. O Ministério da Saúde identificou mais de 5.700 infecções com o novo coronavírus e pelo menos 201 mortes até a tarde desta terça-feira (31/03), o número mais alto da América Latina.

A pandemia coincide com 440 mil novos casos de suspeita de dengue, quase o dobro do que viu o Brasil no mesmo período em 2019. Embora a moléstia causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti não seja tão fatal quanto a covid-19, ela é muito difundida em áreas tropicais e requer cuidados médicos consideráveis.

Segundo Gulnar Azevedo e Silva, epidemiologista e pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), “o maior desafio é tratar esses casos crescentes [de coronavírus], além dos velhos problemas, num sistema que já está sobrecarregado devido ao corte progressivo de financiamento”.

(…)