Apoie o DCM

Brasil tenta agilizar extradição de Allan dos Santos antes de vitória de Trump

Blogueiro Allan dos Santos. Foto: Divulgação

O Ministério da Justiça brasileiro está buscando agilizar o processo de extradição de Allan antes das eleições nos EUA, previstas para 5 de novembro. Integrantes do órgão acreditam que o processo se tornará mais complexo se Donald Trump vencer as eleições presidenciais.

Mesmo que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos opte por solicitar a extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, a decisão final sobre o caso caberá à Justiça norte-americana, não sendo necessário seguir o procedimento de protocolar o pedido em instâncias superiores, como ocorre no Brasil.

Recentemente, durante um encontro no Palácio da Justiça em Brasília, autoridades dos dois países discutiram o assunto, e as autoridades dos Estados Unidos indicaram que estão parcialmente de acordo com o pedido de extradição. Allan dos Santos é alvo de investigações em dois inquéritos no STF, um relacionado à disseminação de notícias falsas e outro sobre seu suposto envolvimento em manifestações contra as instituições em Brasília.

Em outubro de 2021, o ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva de Allan dos Santos por sua alegada participação em atividades criminosas, incluindo organização criminosa, crimes contra a honra, incitação a crimes, preconceito e lavagem de dinheiro. Estes delitos estão contemplados no Tratado de Extradição entre os EUA e o Brasil e estão sujeitos à análise do governo americano.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link