Apoie o DCM

Bolsonaro foi para o G20 “para brigar na rua” com “diplomacia miliciana”, diz Elio Gaspari

Veja o Elio Gaspari
Elio Gaspari. Foto: Wikimedia Commons

O jornalista Elio Gaspari comentou a viagem de Jair Bolsonaro (sem partido) ao G20. Escreveu em sua coluna na Folha de S.Paulo. E deu suas impressões.

LEIA MAIS:

1 – SP tem retorno obrigatório de 100% dos alunos às aulas presenciais nesta quarta

2 – Lula para de crescer apesar de liderança isolada, mostra XP/Ipespe

3 – Líder indígena diz que foi intimidada após denunciar desmatamento na COP26

Elio Gaspari diz que Bolsonaro quer “brigar na rua”

O colunista diz que o “presidente brasileiro foi a Roma durante o G20 para brigar na rua” em sua “diplomacia miliciana”.

E afirma o seguinte:

“As cenas da passagem da comitiva de Bolsonaro por Roma foram um aperitivo do que pode acontecer durante a campanha eleitoral do ano que vem. Ganha uma viagem a um garimpo ilegal da Amazônia quem souber de uma ideia apresentada pelo capitão durante sua passagem pela cidade e pela reunião do G20.

Pisou no pé da chanceler alemã Angela Merkel, teve uma conversa desconexa com o presidente turco, conversou com garçons e, por não usar máscara nem tomar vacina, ficou sem o aperto de mão do primeiro-ministro Mário Draghi.

Bolsonaro aproveitou a viagem para seguir um roteiro sentimental e na segunda-feira foi a Pádua. Lá aconteceu um choque de manifestantes com a polícia que bloqueou uma marcha. Quem viu as cenas testemunhou um encontro de militantes organizados, e mesmo agressivos, com forças da ordem civilizadas. A polícia usou o canhão de água e cassetetes para conter a passeata. Uma só manifestante foi detida. Usou-se a força sem violência indiscriminada. Isso em Pádua.

Em Roma, na véspera, milicianos agrediram jornalistas com socos na barriga, empurrões intimidadores e a clássica apropriação indébita de um aparelho celular. Como bem disse um jornalista agredido: ‘Tá maluco?’

Bolsonaro foi à Itália com cinco ministros e preferiu bispar a reunião da COP26 de Glasgow. Se tivesse recorrido a um aluno do primeiro ano do curso de formação de diplomatas, teria conseguido uma agenda mais robusta, ainda que vaga”.