Apoie o DCM

Presidente de Cabo Verde sobre relação internacional do Brasil: “Isolou-se após a saída do Lula”

lula-cabo-verde-isolamento
Presidente de Cabo Verde elogiou o ex-presidente Lula

O novo presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, disse que o Brasil ficou distante do cenário internacional desde o fim do governo Lula (PT). Neves tomou posse nesta terça (9) e liderará o país pelos próximos cinco anos.

“O Brasil tem uma força extraordinária no mundo, exerce uma atração impressionante. Quando o presidente Lula esteve no poder, tinha uma perspectiva de promoção do Brasil no mundo”, afirmou o governante, em entrevista à Folha.

“Não só da África, [se afastou] do mundo. O Brasil isolou-se um pouco após a saída do Lula. Mesmo a [ex-presidente] Dilma [Rousseff] tinha uma política muito tímida. Houve uma forte modernização com [o ex-presidente] Fernando Henrique [Cardoso], que realizou efetivamente a transição e “civilizou” o governo do Brasil. Ele tinha uma perspectiva modernizadora e transformadora muito forte, deu uma dimensão internacional ao Brasil com seu prestígio de intelectual, de um governante visionário e moderno.

Cabo Verde tem 590 mil habitantes e fica na África, com distancia de três horas de voo de Fortaleza. Neves foi primeiro-ministro do país ao longo de 15 anos. Ele foi eleito em primeiro turno e faz parte de um governo de esquerda. O país é tratado como um modelo de democracia na África. Isto porque os partidos se revezam com frequência.

Leia mais:

1 – Flávio Bolsonaro diz que foi perseguido pela Justiça para atingir seu pai

2 – Câmara rejeita dispositivo que facilitaria descumprimento pelo governo Bolsonaro

3 – Kassio Nunes pede ajuda a colegas do STF para ‘descolar’ de Bolsonaro

Lula e o respeito internacional

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido pela revista Politique Internationale, da França, para receber o Prêmio Coragem Política 2021.

Segundo a publicação, o ex-presidente foi escolhido por seu trabalho como presidente do Brasil entre 2003 e 2011. A revista diz que as gestões dele são “uma obra marcada pelo desejo de promover a igualdade racial e social em seu país”, ressaltando que, na sua gestão, 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza.

No anúncio da decisão, a Politique Internationale também afirma que ele “volta a encarnar a esperança aos olhos de uma grande maioria dos seus compatriotas, decepcionados com a gestão de Bolsonaro”.

Ele receberá o Prêmio em Paris no dia 17 de novembro na presença de inúmeras personalidades. A visita à capital francesa é parte de uma viagem em que o ex-presidente participará de diversas agendas com líderes políticos e sociais europeus. Nestes eventos, Lula deverá lembrar o papel que o Brasil já desempenhou no cenário internacional e como é possível recuperar a imagem do país.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.