Apoie o DCM

Caetano, Gil e Wagner Moura falarão à Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre censura

Wagner Moura, Gilberto Gil e Caetano Veloso
Wagner Moura, Gilberto Gil e Caetano Veloso vão denunciar censura de Bolsonaro Comissão Interamenricanana de Direitos Humanos.
Foto: Reprodução

No próximo dia 14, personalidades como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Wagner Moura participarão de uma audiência da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), órgão independente da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Leia mais:

1. Projeto na Câmara quer criar a polícia secreta de Bolsonaro
2. Moro e Dallagnol vão transformar “união estável em casamento” na política, diz Lenio Streck
3. Com quase 60 mil casos por dia, França impõe medidas contra 5ª onda do coronavírus

Os artistas irão ouvir e debater as denúncias de censura no Brasil sob o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A cantora Daniela Mercury também vai participar. Foi o grupo Mobile (Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística) que pediu à CIDH para incluir os brasileiros no evento.

Eles deverão falar sobre as violações de liberdade de expressão no país, o desmonte institucional do setor cultural e a perseguição de artistas.

O Mobile foi lançado em novembro e é formado pelas organizações Artigo 19, 342 Artes, LAUT, Rede Liberdade, Mídia Ninja, Movimento Artigo Quinto e Samambaia Filantropias.

A censura contra Wagner Moura

Pouco antes de lançar “Marighella” após dois anos de adiamentos, o ator lembrou que a obra foi censurada pela Ancine. “As negativas da Ancine para o lançamento e, depois, o arquivamento dos nossos pedidos não têm explicação. E isso veio numa época em que o Bolsonaro falava publicamente sobre filtragem na agência”.

Wagner Moura alega, no entanto, que o adiamento pode ser benéfico: “Talvez, hoje, haja uma maior compreensão de que isso é um produto cultural brasileiro, que o fato de ser proibido, censurado, atacado pelo governo é um absurdo”.

O filme está em cartaz em todo o país desde o dia 4 de novembro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link