Apoie o DCM

Câmara técnica da Saúde exige retratação de Queiroga por vacina de adolescente e faz ameaça

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga – Foto; Reprodução: Sérgio Lima/Poder360 05.06.2021

Em reunião nesta sexta (17), membros da Câmara Técnica do Plano Nacional de Imunizações exigiram mudança de posição e retratação de Queiroga em relação à suspensão da vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos. A informação é da coluna Painel, da Folha.

A câmara técnica não foi consultada sobre a suspensão, decidida por Marcelo Queiroga. Eles querem que o ministério diga claramente que a câmara não foi consultada e que se comprometa a retomar a vacinação dos adolescentes.

Caso isso não ocorra, eles disseram que pretendem entregar suas posições na câmara. O pleito teve apoio unânime entre os participantes da reunião.

Leia também

1- Damares decide futuro nas eleições e cria climão com Bolsonaro

2- Abraham Weintraub perde, de novo, ação contra Maria do Rosário

3- Lewandowski vai definir futuro de sabatina de André Mendonça na CCJ

Criticas

O encontro foi tomado pelas críticas dos membros da câmara técnica, que Queiroga ignorou ao decidir pela suspensão. Em entrevistas, ele tem dito que o órgão é consultivo e que não tem a obrigação de ouvi-lo.

A decisão de Queiroga foi descrita como desastrosa. O ministério foi criticado por suspender a vacinação devido à morte de uma adolescente que, ao que tudo indica, não teve qualquer relação com a imunização.