Apoie o DCM

Camila Pitanga se salva após publicar apoio a Benedita da Silva; entenda

Camila Pitanga – Foto: Tavinho Costa/ reprodução/ instagram

Camila Pitanga não será punida pelo TRE-Rio por ter postado em suas redes sociais apoio a Benedita da Silva. A informação é da coluna de Anselmo Gois, no Globo.

O tribunal decidiu, por unanimidade, que não houve crime eleitoral na postagem da atriz realizada no dia da votação do primeiro turno das eleições municipais.

Na ocasião, a atriz declarou que votaria na madrasta, então candidata à Prefeitura do Rio.

A decisão colegiada manteve a sentença, seguindo o entendimento de que “a publicação de uma declaração de voto individual em rede social não constitui propaganda eleitoral quando desprovida das características de panfletagem, impulsionamento ou distribuição”.

Leia também

1- Grupo de Boulos vence e PSOL fica mais perto de apoiar Lula em 2022

2- Cineasta tenta tirar The Voice Brasil do ar

Ação do MP

A ação foi movida pelo Ministério Público.

Em decisão em primeira instância, o juízo eleitoral entendeu que não houve crime de boca de urna.

Porém, o Ministério Público recorreu.

Eleições

Nas eleições do ano passado, Eduardo Paes (DEM) foi eleito o novo prefeito do Rio de Janeiro com 37,01% dos votos válidos. Benedita da Silva (PT) ficou em quarto lugar com 11,27% dos votos.

Em junho de 2006, a atriz também revelou de forma antecipada para quem iria seu voto na eleição presidencial daquele ano. Capa da revista UMA, Pitanga afirmou que votaria em Lula.

“Não me sinto apta para discorrer sobre o momento político, pois estou aturdida com tudo o que tem ocorrido. Votarei de novo no Lula, sem a inocência de antes”, disse ela à publicação.