Apoie o DCM

Canadá anuncia acordo de R$ 180 bilhões para indenizar famílias indígenas discriminadas

Protesto no Canadá contra genocídio cultural de povos indígenas.
Protesto no Canadá contra genocídio cultural de povos indígenas.
Foto: EPA; Ansa – Brasil

O Canadá anunciou um acordo de 40 bilhões de dólares canadenses, valor equivalente a quase R$ 180 bilhões, para reformar seu sistema de assistência à infância e ressarcir famílias indígenas discriminadas.

“Nenhum valor pode compensar o trauma que as pessoas experimentaram, mas esse acordo de princípios reconhece aos sobreviventes e suas famílias o mal e a dor causados pela discriminação”, disse a ministra de Serviços Indígenas do país, Patty Hajdu.

Leia também:

1; Saiba qual é o reforço mais eficaz após doses da Coronavac

2; VÍDEO; “Alckmin é uma apólice de seguros para Lula”, diz Boaventura de Souza Santos

3; Jovem Pan demite apresentadora que comeu chocolate ao vivo; mentir pode

Acordo do Canadá contra discriminação no financiamento de serviços para os povos indígenas

O acordo é resultante de ações judiciais movidas por famílias das Primeiras Nações contra a discriminação no financiamento de serviços para os povos indígenas.

Em meados do ano passado, investigações descobriram cerca de 1,3 mil sepulturas sem nome em três antigas escolas católicas para crianças nativas, esses internatos do governo eram geridos pela Igreja para “educar” indígenas que eram retirados à força de suas comunidades e obrigados a abandonar seus costumes e sua língua.

Estima-se que cerca de 150 mil nativos passaram por esses internatos até a década de 1970. A indenização paga a cada família será definida em acordo com as maiores organizações indígenas do Canadá, como a Assembleia das Primeiras Nações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.