Apoie o DCM

Candidatura de Moro cria problemas para o Podemos; saiba os motivos

Veja o Moro
Sergio Moro. Foto: Flickr/Podemos

A pré-candidatura de Sergio Moro à Presidência entrou em choque com alianças costuradas pelo Podemos ao longo do ano em 14 estados, diz reportagem de O Globo.

LEIA MAIS:

1 – Caso Itapemirim foi planejado, diz Lenio Streck

2 – Brasil em transe: Número de trabalhadores subocupados cresce e trava consumo

3 – Miriam Leitão diz que Lula, se vencer, vai ganhar “herança maldita” de Bolsonaro

Moro em colisão com o Podemos

Em pelo menos seis estados, pode haver mudanças nos planos de chapas ao governo e ao Senado, num reposicionamento que abriria espaço a aliados de Moro em locais como Rio e Bahia.

Nos outros oito estados, o partido tenta ratificar acordos para apoiar candidatos ao governo que receberão outros presidenciáveis em seus palanques.

Rio e São Paulo são exemplos de estados nos quais a candidatura de Moro tem gerado pressões para um novo desenho de alianças.

Presidente do partido no Rio, Patrique Welber, que é secretário estadual de Trabalho, deseja manter aliança com o governador Cláudio Castro (PL), que apoiará o presidente Jair Bolsonaro, recém-filiado ao PL e desafeto de Moro.

Apesar de Welber ter o aval da presidente nacional do Podemos, a deputada Renata Abreu (SP), outras lideranças nacionais, como o senador Álvaro Dias (PR), defendem que a sigla precisará de palanque próprio no Rio.

No estado de Renata Abreu, Moro tem apoio explícito de lideranças do Movimento Brasil Livre (MBL), grupo que deve lançar ao governo o deputado estadual Arthur do Val, hoje no Patriota.

Antes da filiação do ex-juiz, quando a prioridade eram candidaturas à Câmara, o Podemos acenou com autonomia para suas lideranças locais apoiarem candidatos a governo de outras siglas, inclusive ligadas à esquerda.

Prefeitos do Podemos de cidades como São Vicente e Taboão da Serra abriram canais com nomes como Márcio França (PSB) e Fernando Haddad (PT), respectivamente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link. 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.