Miriam Leitão diz que Lula, se vencer, vai ganhar “herança maldita” de Bolsonaro

Atualizado em 19 de dezembro de 2021 às 7:19
Veja Miriam Leitão e Lula
Miriam Leitão e Lula. Foto: Reprodução/YouTube

A colunista do Globo, Miriam Leitão, resgatou uma expressão dos anos do PT após Fernando Henrique Cardoso no poder. E ela escreveu neste domingo (19) sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

LEIA MAIS:

1 – Por terem parido Bolsonaro, Doria e Moro são ‘personas non grata’ em jantar pela democracia

2 – Bolsonaristas expõem dados de presidente da Anvisa após liberação de vacinação infantil

3 – VIDEO: Queiroga anuncia burocracia gigante para negar vacina a crianças

Miriam Leitão fala de ‘herança maldita’

Ela começa:

“O ex-presidente Lula encontrou o campo arado em 2003 e se beneficiou de um boom de commodities. Mas isso não tira dele os méritos de decisões acertadas na economia. Se ele voltar ao poder, a dúvida que se tem é como será sua condução da economia. Nesse aspecto, a possível dobradinha com o governador Geraldo Alckmin é uma espécie de ‘carta aos brasileiros 2.0’, ou seja, um aceno ao centro. Se naquela época era importante agradar ao mercado, agora o sinal é para o centro de uma forma geral.

Os petistas popularizaram a expressão ‘herança maldita’ para firmar a lógica daquele tempo que era o da polarização PT-PSDB. Mas o lema não correspondeu à realidade. O governo Fernando Henrique tinha consolidado a estabilização, enfrentado a crise bancária, saído da âncora cambial e instituído as metas de inflação. Depois disso aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal e entregou o país com superávit primário. O país estava preparado para crescer em 2003”.

E desenvolve:

“A acumulação de reservas do governo Lula ajudou o Brasil a enfrentar todas as crises que vieram a seguir. Tanto a de 2008, o colapso financeiro global, quanto as que aconteceram nos governos seguintes, até o atual. O Brasil seria muito mais vulnerável se não tivesse toda a montanha de dólares que tem no Banco Central.

É importante lembrar esses acertos, para afastar os velhos fantasmas. Lula soube agir certo na economia nos momentos mais difíceis. Contudo, a política econômica do PT acumulou inúmeros erros e eles começaram no segundo mandato do ex-presidente”.

E completa:

“No confortável favoritismo em que está, Lula não quer evidentemente falar de economia, esse pantanoso assunto. Mas terá que se preparar muito cuidadosamente neste campo e tomar as decisões com sabedoria. Se ele vencer, receberá, agora sim, uma herança maldita.

O país estará em 2023 no décimo ano de déficit primário”.

Miriam e a Globo vão pegar no pé naquilo que eles concebem como economia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link. 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.