Apoie o DCM

Carla Zambelli e Cleitinho, senador eleito, espalham fake news de Lula “satanista”

Cleitinho. Foto: Reprodução

A deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL) e o senador eleito por Minas Gerais, Cleitinho (PSC), ambos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), compartilharam uma fake news em que alega que o ex-presidente Lula (PT) é satanista.

Vídeos falsos têm circulado em canais do Telegram e grupos de WhatsApp como estratégia para criminalizar o petista com religiosos. Nas imagens, um homem identificado como Vicky Vanilla, que se diz satanista, aparece com uma camisa vermelha com a estrela do PT e os dizeres “O voto é secreto”, além de uma bandeira de Lula.

Cleitinho usa um dos vídeos de Vanilla para incentivar que cristãos saiam de casa para apoiar Bolsonaro no segundo turno.

“Cristão, se levanta, não fica em cima do muro, a gente precisa agora se levantar. O Estado é laico mas mais de 90% da população é cristã. Para fazer com cristão vocês vão ter que passar por cima de mim”, afirmou. “Então, gente, viraliza esse vídeo no WhatsApp, chama aquela pessoa que está em dúvida, que para presidente é o Bolsonaro”.

Zambelli, por sua vez, afirmou, ao compartilhar o vídeo, que as eleições estão em uma “guerra espiritual”. “É o bem contra o mal! Que D’us nos abençoe e nos livre de toda maldade”.

Um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), também divulgou o material em seu canal pessoal no Telegram.

Ontem (03), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou em R$ 15 mil o site Antagonista e bolsonaristas por publicações fazendo referência a Marcola, apontado como líder da facção criminosa PCC, e Lula. A multa foi aplicada pelo ministro Alexandre de Moraes. O Tribunal prometeu ser implacável contra fake news durante as eleições deste ano.

No entanto, até o momento, ninguém foi punido pelas fake news sobre o ex-presidente ser satanista.