Apoie o DCM

Carta de 1.500 acadêmicos alerta que 7 de setembro pode repetir invasão do Capitólio

Apoiadores de Donald Trump se reunem do lado de fora do Capitólio em Washington Foto: ALEX EDELMAN / AFP

Uma carta aberta assinada por 1.500 acadêmicos e militantes brasileiros e americanos que atuam nos Estados Unidos e na Europa começa a circular neste domingo com críticas à mobilização conduzida por Jair Bolsonaro para os atos de 7 de setembro. Para esse grupo, existe um risco real de que as manifestações da próxima terça-feira repitam no Brasil cenas como as da invasão do Capitólio, em janeiro de 2021.

LEIA MAIS:

1 – Em novo VÍDEO, Zé Trovão ameaça Moraes e diz que “ordem ilegal de prisão a PF não vai cumprir”

2 – DCM TV – Zé Dirceu: “Ou o capitalismo muda ou acaba. O Biden sabe disso”

Brasil pode repetir o Capitólio

Naquela ocasião, extremistas incitados por Donald Trump invadiram o edifício do Congresso americano em protesto contra a derrota do presidente na eleição. Intitulada “Que a Esplanada não seja o novo Capitólio”, a carta escrita em inglês e português é uma iniciativa da Rede nos Estados Unidos pela Democracia do Brasil, que em fevereiro entregou a Joe Biden um dossiê pedindo o congelamento de acordos, negociações e alianças políticas com o Brasil enquanto Jair Bolsonaro estiver na Presidência. Em março, eles também acusaram Bolsonaro no Congresso dos EUA de se omitir diante de agressões feitas por grileiros e garimpeiros à comunidade indígena munduruku.

“Dadas as ações do presidente Bolsonaro, esse ano é possível que a data seja marcada por altos índices de violência que podem levar o país a uma desestabilização política sem retorno”, diz um trecho.

Em outra passagem, os signatários demonstram preocupação com a possibilidade de confrontos que sejam usados por Bolsonaro para justificar medidas autoritárias.

Com informações de Malu Gaspar no Globo.

Jacob Chansley, figura influente do QAnon, estava entre os que invadiram o Capitólio
Imagem: Getty Images