DCM TV – Zé Dirceu: “Ou o capitalismo muda ou acaba. O Biden sabe disso”

Atualizado em 5 de setembro de 2021 às 10:47
O ex-ministro José Dirceu durante o lançamento de seu livro em Brasília, em agosto de 2018 / Fotos: Lula Marques / APT

O ex-ministro José Dirceu falou sobre o capitalismo no programa DCM Ao Meio-Dia com Rudá Ricci. Ele também lembrou do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

LEIA MAIS:

1 – Como Bolsonaro mandou espancar amigo de ex-mulher quando o Exército começou a chamá-lo de corno

2 – Exclusivo: Frota pede proteção e quer jornalista e ex-funcionário convocados à Câmara

Além do capitalismo: Bolsonaro fala de Biden

José Dirceu fala ao DCM. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse em 30 de agosto que o presidente dos EUA, Joe Biden, tem “quase uma obsessão pela questão ambiental” e que isso “atrapalha um pouquinho” o governo.

Essas declarações foram dadas durante entrevista a uma rádio de Goiás. “Da minha parte, o Brasil está de portas abertas e pronto para continuar a conversa com o governo americano. Obviamente, o governo Biden é um governo mais de esquerda. Um governo que tem quase uma obsessão pela questão ambiental, então isso atrapalha um pouquinho a gente”, disse.

“O Brasil é o país que mais preserva o seu meio ambiente. A gente sofre ataques o tempo todo de países europeus. Lá eles não sabem o que é mata ciliar porque não têm. Aqui tem. Nós temos das mais rígidas legislações que tratam dessa questão”.

Embora o Brasil seja considerado o país com a maior biodiversidade do mundo, isso não se reflete no compromisso do governo com o ambiente. O Brasil liderou em 2020 o ranking mundial de desmatamento. O país concentrou mais de um terço da superfície de florestas virgens devastadas no planeta, cerca de 1,7 milhão de hectares, segundo o relatório Global Forest Watch, divulgado pelo World Resources Institute.

VEJA O RECORTE DO DCM AO MEIO-DIA