Apoie o DCM

VÍDEO: Casa Branca confirma diálogo com a Venezuela sobre segurança energética

Presidente da Venezuela abre um dos olhos com a mão em gesto para câmeras
EUA conversa com Venezuela sobre criarem parcerias energéticas.
Foto: Reprodução/Outras Palavras

Na tarde desta segunda-feira (7), em coletiva com jornalistas, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, revelou que os Estados Unidos tem feito contato com o governo da Venezuela com o desejo de formarem uma aliança e negociações sobre a importação de petróleo venezuelano.

A movimentação é estratégica e decorrente do conflito que acontece na Ucrânia. Com o objetivo de suprimir a dependência de combustíveis russos, os EUA investirão na compra de petróleo do país de Maduro, que é um dos maiores produtores de combustível fóssil do mundo.

Na transmissão feita ao vivo e diretamente de Washington, Jen revelou ainda que militares estadunidenses já estão conversando com as autoridades do país latino sobre a possibilidade do acordo. Mais dois produtores estão na lista da Casa Branca: Arábia Saudita e Irã.

Confira o vídeo:

Leia mais:

1 – DCM Café da Manhã: EUA querem para a Rússia regime de bloqueio usado contra Venezuela e Cuba

2 – EUA vão enviar delegação à Venezuela em nova frente contra a Rússia

3 – Governo russo ignora presença de Bolsonaro e faz acordo militar com a Venezuela

Posição da Venezuela no conflito ucraniano

O contato dos EUA com a Venezuela, apesar de unicamente estratégico, chama a atenção por conta da posição dos dois governos no conflito entre Rússia e Ucrânia. Biden é um dos líderes que regeu as sanções contra Putin, enquanto Maduro entra como um apoiador de Putin.

No dia 16 de fevereiro, foi assinado pela Rússia e o país administrado por Maduro um acordo de cooperação militar, com o objetivo de montarem uma “poderosa cooperação militar” que visa “defender a paz e a soberania”. O documento foi feito após visita do vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov ao território latino.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link