Apoie o DCM

Censura: Ancine não libera filme de Lázaro Ramos sobre racismo

Cena do filme Medida Provisória, com direção de Lázaro Ramos. Imagem: Reprodução
Cena do filme Medida Provisória, com direção de Lázaro Ramos. Imagem: Reprodução

O longa-metragem Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, está enfrentando dificuldades para entrar em cartaz no Brasil. O filme será exibido no país pela primeira vez no próximo dia 15, no Festival do Rio, no entanto, isso não significa que continuará sendo assistido pelos cinemas do Brasil.

“Medida Provisória segue impossibilitado de ter seu lançamento no Brasil apesar dos inúmeros recursos submetidos por suas produtoras e coprodutoras à Agência Nacional do Cinema (Ancine) para que ele seja liberado em circuito comercial”, dizem em nota os produtores do longa.

Enquanto a Ancine não dá uma resposta, o filme fica travado.

Leia mais:

1. Projeto na Câmara quer criar a polícia secreta de Bolsonaro

2. Moro e Dallagnol vão transformar “união estável em casamento” na política, diz Lenio Streck

3. Com quase 60 mil casos por dia, França impõe medidas contra 5ª onda do coronavírus

De acordo com a assessoria da obra, questões burocráticas ainda não foram resolvidas, mesmo os produtores submetendo pedidos à agência desde novembro de 2020.

“Ao longo de mais de um ano foram trocados com a agência dezenas de e-mails, checados o recebimento e andamento de protocolos, bem como foram realizadas consultas processuais”, diz um outro trecho da nota divulgada nesta semana.

Medida Provisória apresenta uma visão distópica dos problemas raciais do país e fala de um governo que, alegando o suposto intuito de “reparar” as injustiças da escravidão, determina que todos os negros sejam enviados para a África. O longa, baseado em uma peça teatral escrita por Aldri Anunciação, acumula elogios e prêmios em festivais ao redor do mundo.

A história, apesar de fictícia, não é tão distante assim da realidade, já que, no século XIX, os Estados Unidos ajudaram a criar a República da Libéria, na África, e mandaram ex-escravos para lá.

Com informações do jornalista Felipe Branco Cruz, da revista Veja

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link