Apoie o DCM

Chanceler mente a Conselho das Américas e diz que Brasil tem “forte vacinação”

O CHANCELER DO GOVERNO BOLSONARO, ERNESTO ARAÚJO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Do G1:

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta sexta-feira (5) a uma audiência de membros do Conselho das Américas que, apesar da falta de UTIs em “alguns estados”, o sistema de saúde do Brasil tem conseguido lidar bem com a pandemia de Covid-19.

O Conselho da Américas é uma organização empresarial fundada em 1963 pelo bilionário David Rockfeller que reúne representantes de investidores privados norte-americanos no continente. O evento virtual, intitulado “Brazil-U.S. Relations: A Conversation with Ernesto Araújo”, era direcionado a membros da entidade, mas aberto ao público em geral. O embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster Jr., fez a abertura. Araújo deu a declaração sobre o sistema de saúde ao ser questionado sobre as ações do governo Bolsonaro no enfrentamento à doença. “O sistema de saúde está, claro, sob estresse, mas está conseguindo suportar bem. Tem falta de UTI em alguns estados, mas, no geral, o sistema está suportando bem”, disse o ministro. (…)

Araújo disse ainda que o governo está lidando com a questão da Covid de forma “tremendamente séria” e que ele espera que, em duas ou três semanas, o número de casos no país caia. O chanceler não informou dados que respaldem essa “expectativa”. “Estamos encarando [a situação] de forma tremendamente séria em relação ao número de casos e de mortes que tão tragicamente subiu. Mas aparentemente, é normal depois do início de uma forte vacinação que os casos subam no país e caiam abruptamente. Nós devemos estar a duas ou três semanas desse ponto, se considerarmos a mesma curva em outros países onde os casos começaram a cair”, afirmou.

(…)