Apoie o DCM

Favorito na eleição do Chile diz que regime de Pinochet não foi ditadura

José Antonio Kast diz que ditadura de Pinochet não foi ditadura
O favorito na eleição do Chile, José Antonio Kast. Foto: Claudio Reyes/AFP

Favorito na eleição do Chile, José Antonio Kast disse que não considera o regime de Pinochet uma ditadura. Ele comparou o país a Cuba, Nicarágua e Venezuela e afirmou:

“Creio que a Nicarágua representa exatamente o que não ocorreu no Chile de Pinochet, foram organizadas eleições democráticas e não se impediram os opositores políticos”. Ele ainda justifica que a ditadura de Pinochet teve “transição democrática”.

Kast disputa a vaga no Palácio de La Moneda pela segunda vez e é o candidato de extrema-direita na eleição chilena. Em 2017, ele elogiou a política neoliberal do período e afirmou que Pinochet votaria nele se estivesse vivo.

Leia também:

1 – Novo programa do governo, Auxílio Brasil mira eleitores de Lula

2 – Sem cargo no governo, Magno Malta acompanha comitiva para Dubai

3 – Polícia do Senado ameaça testemunhas da “rachadinha” de Alcolumbre, diz senador

História mostra que regime de Pinochet foi ditadura

A ditadura de Pinochet durou de 1974 a 1990. A mando do general, ao menos 3,2 mil pessoas foram assassinadas e 40 mil torturadas. Em 1973, Pinochet, com apoio dos Estados Unidos, derrubou o socialista Salvador Allende. Nos 17 anos seguintes, houve um regime autoritário, com perseguição a opositores e violação de direitos humanos.

No último relatório da Comissão Valech, colegiado criado em 2003 para investigar os crimes do período, consta ainda que mais de 1,2 mil vítimas das torturas eram menores de idade. 176 delas tinham menos de 13 anos.

O regime só teve fim em 1988, quando um plebiscito popular decidiu que ele não deveria prosseguir no poder. O general foi acusado a aceitar o resultado por pressão interna de empresários e de outros países.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link