Apoie o DCM

China anuncia doação em dinheiro para ajudar Manaus: “Será um gesto de amizade e solidariedade”

Reação de profissional da saúde em Manaus (AM) em meio à pandemia de coronavírus
Foto: Bruno Kelly/Reuters

O governo da China anunciou nesta quinta-feira (16) que está se organizando para doar dinheiro ao governo do Amazonas para ajudar o estado a lidar com o colapso no sistema de saúde.

O porta-voz da embaixada chinesa no Brasil, ministro-conselheiro Qu Yuhui, disse à CNN que o valor ainda está em estudo e que deve conversar na segunda-feira (18) com os chineses para acertar detalhes para fazer a doação na próxima semana

Segundo ele, a China optou pela doação financeira por ser uma ajuda mais viável: “O oxigênio é logisticamente muito complicado para China, que fica longe”, disse. “[A doação] Será um gesto de amizade e solidariedade. Será juntado a todos os esforços para ajudar o Amazonas”, afirmou.

Além da China, a Venezuela também se dispôs a ajudar com a crise que ocorre principalmente em Manaus. O chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, afirmou que caminhões com oxigênio saíram do país hoje. Ele ainda informou que 107 médicos serão enviados ao Amazonas.

Confira abaixo:

No Brasil, diversos famosos ajudaram com a doação de cilindros de oxigênio à capital. A mobilização contou com a participação de Felipe Neto, Whindersson Nunes, Tata Werneck, Wesley Safadão, Maria Gadu, Tirullipa, Bruno Gagliasso, Paola Carosella, entre outros.

As internações pela covid-19 e os enterros bateram recordes em Manaus, as unidades de saúde ficaram sem oxigênio e pacientes estão sendo enviados para outros estados. Até esta sexta (15), mais de 226 mil pessoas foram infectadas pela Covid em todo o estado, e mais de 6 mil morreram. O boletim atualizado apontou que mais de 1,7 mil pessoas com Covid estavam hospitalizadas.